domingo, 8 de junho de 2008

ESPECIAL NOVELAS:HISTÓRIA DE AMOR

História de Amor é uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo de 3 de julho de 1995 a 2 de março de 1996, em 209 capítulos.
Foi escrita por Manoel Carlos, com a colaboração de Elizabeth Jhin, Marcus Toledo e Maria Carolina, direção de Ricardo Waddington, Roberto Naar e Alexandre Avancini, direção artística de Paulo Ubiratan, direção de produção de Ruy Mattos.

Sinopse
Após um relacionamento de dez anos com a sócia Sheila, o endocrinologista Carlos Alberto fica noivo da ex-cliente Paula, mas continua à procura de uma grande paixão. Conhece então a doce e sensível Helena. Ao iniciar o namoro com Helena, Carlos desperta o ciúme doentio da mimada Paula. Além disso, ele continua sendo assediado por Sheila, que ainda acredita numa reaproximação.
A filha de Helena, Joyce, engravida do namorado Caio, mas o rapaz rejeita o filho. Além de sofrer com as irresponsabilidades do namorado, tem que enfrentar o pai,Assunção, que não aceita o namoro. A história aborda os conflitos e a cumplicidade entre pais e filhos, representados na relação entre Helena, Joyce e Assunção.
Helena é a mulher batalhadora que enfrenta a gravidez prematura da filha Joyce. O maior problema é o pai da moça, Assunção, seu ex-marido, que não se conforma com a situação. Solitária, Helena sente o interesse do médico Carlos e não resiste a essa nova paixão. Mas Carlos já é um homem comprometido e sofre com os ciúmes da noiva, a bela Paula, loucamente apaixonada por ele. Os pais de Paula, Rômulo e Zuleika, aguardam ansiosos o casamento da filha, que salvará a família da decadência financeira.

Ibope
História de Amor ocupa o 6º lugar no ranking de audiência no horário na década de 90. Estreou em julho, com 40 pontos, 43 de pico e share de 66%. O capítulo seguinte teve um aumento de 25%, com IBOPE de último capítulo: 48 pontos, 50 de pico e share de 75%. Veja suas médias mensais:

3 de julho a 3 de agosto: 40 pontos
4 de agosto a 4 de setembro: 41 pontos
5 de setembro a 5 de outubro: 42 pontos
6 de outubro a 6 de novembro: 40 pontos
7 de novembro a 7 de dezembro: 39 pontos
8 de dezembro a 8 de janeiro: 35 pontos
9 de janeiro a 9 de fevereiro: 37 pontos
10 de fevereiro a 3 de março: 41 pontos
Sua média geral foi de 39 pontos. O último capítulo marcou 53 pontos, 60 de pico e share de 80%.

Curiosidades
História de Amor marcou a comemoração dos 30 anos de carreira de Regina Duarte, que pela primeira vez participava de uma novela das 6.
Primeira Helena de Regina Duarte, que ainda viveria mais duas: em Por amor e Páginas da Vida, ambas de Manoel Carlos.
Por decisão da Justiça, a primeira sinopse da novela foi alterada. Sem saber que a novela seria exibida às 18 horas, Manoel Carlos criou um triângulo amoroso envolvendo Helena, Carlos e Joyce. Na época, o autor disse ter modificado o enredo assim que se confirmara o horário de exibição, antes mesmo da decisão da Justiça. O autor viria a abordar a paixão de mãe e filha pelo mesmo homem em Laços de Família.
A novela era ambientada no Rio de Janeiro, nos bairros do Leblon, Jardim Botânico, Gávea e Barra. As gravações foram realizadas nas ruas, reforçando o tom urbano e carioca da história.
Na novela, a personagem Marta (Bia Nunes) luta contra um câncer de mama. O drama da moça teve um efeito de alerta. Registrou-se o aumento no número de exames preventivos feitos por mulheres durante a apresentação da trama.
O esporte e os deficientes físicos também foram abordados, com o personagem Assunção. Após ficar paraplégico, ele consegue se reerguer praticando esportes. Para falar sobre este tema História de Amor contou com a participação especial de Pelé, na época ministro dos esportes.
Primeira parceria entre o autor Manoel Carlos e o diretor Ricardo Waddington, que viria a dirigir mais outros quatro trabalhos de Maneco: Por Amor, junto com Paulo Ubiratan, que faleceu durante a trama, Laços de Família, a minissérie Presença de Anita e a novela Mulheres Apaixonadas, em 2003. A novela mais recente de Manoel Carlos,Páginas da Vida(2006), foi dirigida por Jayme Monjardim.
História de Amor foi vendida para cerca de 30 países, entre eles Angola, Bulgária, Ilhas Martinica, Panamá, Polônia, Portugal, República Dominicana, República Tcheca, Rússia, Suíça, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela.
História de Amor iniciava a fixação de Manoel carlos pelo nome "Dr. Moretti". Depois do personagem de José Mayer, várias outras novelas de Maneco tiveram personagens com esse nome.
A atriz Carolina Ferraz foi um dos grandes destaques da novela, onde ela interpretava a vilã Paula, a música tema da personagem Saber Amar dos Paralamas do Sucesso também foi um dos destaques da trilha sonora nacional da novela.
A novela foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo de 10 de dezembro de 2001 a 28 de junho de 2002, em 145 capítulos, repetindo o mesmo sucesso de sua exibição original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.


Blog TV Acontece - O que Acontece na Tv você vê aqui.

Administração: Lucas


E-mail:
tvacontece@iband.com.br

Sites:

tvacontece.blog.com
tvacontece.zip.net
portalbr1.blogspot.com

Twitter:
twitter.com/TVAcontece


Blog TV Acontece © copyright (2008/2014)